AMATRA

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 7a Região – AMATRA VII foi fundada no dia 16 de janeiro de 1976, por deliberação dos juízes Eudes Oliveira, Gilvan Chaves de Souza, José Teles Monteiro e Laís Maria Rossas Freire, com os objetivos de congregar todos os Juízes Trabalhistas da 7a Região, patrocinar os interesses da classe, proporcionar o aprimoramento sócio-cultural dos associados, e prestar assistência médico-odontológica e financeira a seus membros.

No dia 14 de fevereiro de 1976, às 10 horas, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região, foi realizada a primeira assembléia da AMATRA VII, sendo discutido o seu Estatuto, que somente teve sua redação final aprovada em 07 de abril de 1976.

A primeira diretoria da AMATRA VII foi eleita em assembléia realizada no dia 21 de fevereiro de 1976, sendo composta pelos juízes Eudes Oliveira (Presidente), Gilvan Chaves de Souza (Primeiro Vice-Presidente), José Teles Monteiro (Segundo Vice-Presidente), Manoel Alfredo Martins e Rocha (Diretor Geral), Ubirajara Índio do Ceará (Diretor Cultural), Laís Maria Rossas Freire (Diretora de Relações Públicas), Maria Tereza Sampaio de Souza (Diretora de Finanças), Paulo da Silva Porto (Conselho Fiscal), Antônio Marques Cavalcante (Conselho Fiscal), e Walter Batista Moreno (Conselho Fiscal).

O Estatuto da entidade foi alterado em assembléia realizada no dia 10 de agosto de 1979, de modo que o mandato da diretoria, a partir do ano seguinte (1980), passou a ser de 02 (dois) anos, permitida uma reeleição.

Durante as gestões do juiz Jefferson Quesado Júnior, em abril de 1995 foi lançado o jornal da AMATRA VII que a colocou entre as primeiras Amatra’s a usar esse meio de comunicação entre seus associados, em maio do mesmo ano foi realizado com sucesso o 1º Encontro de Magistrados Trabalhistas do Norte/Nordeste, já em dezembro de 1996 aconteceu o 1º Seminário Regional do Direito do Trabalho, e, para concluir a rodada de grandes eventos desse período, em maio de 1997 a AMATRA-VII sediou o VIII CONAMAT, com o tema “O JUIZ: MITO OU CIDADÃO?”, evento absolutamente coberto de êxito e sucesso.

Com a finalidade de modernizar os órgãos da entidade, bem como repartir suas atribuições, a assembléia geral, no dia 06 de dezembro de 2000, aprovou um novo estatuto da AMATRA VII, salvo quanto à seção que trata das penalidades e ao percentual de contribuição dos associados, matérias que foram objeto de discussão e aprovação em outra assembléia, realizada em 16 de fevereiro de 2001.

No dia 06 de setembro de 2001 a assembléia geral deliberou pela criação da Escola da Magistratura do Ceará – EMATRA/CE, como órgão integrante da AMATRA VII, e aprovou o seu regimento interno.

De 27 de fevereiro a 1 de março de 2002, com apoio do Tribunal, na segunda gestão do juiz Paulo Regis Botelho, a AMATRA promoveu o III Congresso Internacional de Direito do Trabalho, seu primeiro evento entre nações, o tema do evento foi “AS RELAÇÕES DE TRABALHO – TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS”, contando com a presenças de juristas da qualidade de AMÉRICO PLÁ RODRIGUES e GIAN CARLO PERONE , entre outros. Registraram-se mais de 700 inscrições; auditório lotado e participantes aplaudindo de pé as conferências, fatores que determinaram o êxito do evento.

No ano de 2003 a AMATRA VII adquiriu sua sede própria, situada na Av. Dom Luís, n° 609, sala 404, Aldeota, Fortaleza-CE, a qual foi inaugurada em 09 de fevereiro de 2004, na gestão da juíza Milena Moreira.

Em 2007, durante a segunda gestão do juiz Antônio Teófilo Filho, a Amatra em parceria com a PRT realizou o IV ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE JUÍZES E PROCURADORES DO TRABALHO, em setembro de 2007. Com a participação do Prof. Manuel Carlos Palomeque López, entre outros. O encontro que teve por objetivo a discussão de temas de interesse especial junto aos juízes e procuradores foi mais um evento coroado de sucesso.

A última alteração do estatuto da AMATRA VII foi realizada em assembléia geral extraordinária realizada no dia 08/11/2007, dentre as quais podemos destacar a criação da Diretoria de Aposentados, unificação do valor de contribuição mensal e adequações ao novo Código Civil.

Em 02 de setembro, já na atual gestão, foi realizado o I Seminário Internacional de Direito do Trabalho, com as presenças dos juristas Sergio Magrini, Antônio Pileggi, Marco Antonio Cesar Vilattore e Matteo Carbonelli, evento realizado no Hotel Marina Park.

No dia 25/09/2008 se deu a aposição de placa com o nome da sala da EMATRA/CE que foi dedicado à memória do juiz Paulo Roberto de Vasconcelos Maia, ato que contou com a presença de familiares e colegas daquele que foi o primeiro Diretor de Aposentados.

Hoje a AMATRA VII, com 32 anos de existência, conta com 67 associados, dentre juízes ativos e aposentados.

Novembro/2008

DIRETORIA BIÊNIO 2010/2012

PRESIDENTE:
GERMANO SILVEIRA DE SIQUEIRA

VICE-PRESIDENTE:
PAULO RÉGIS MACHADO BOTELHO

DIRETORA DE PRERROGATIVAS E REIVINDICAÇÕES:
ANTÔNIO GONÇALVES PEREIRA

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:
DURVAL CÉSAR DE VASCONCELOS MAIA

DIRETOR CULTURAL:
REGIANE FERREIRA CARVALHO SILVA

DIRETOR DE RELAÇÕES EXTERNAS E IMPRENSA:
CHRISTIANNE FERNANDES CARVALHO DIÓGENES

DIRETORA SOCIAL E DE ESPORTES:
MARIA ROSA DE ARAÚJO MESTRES

DIRETOR DE INFORMÁTICA:
FRANCISCO TARCÍSIO GUEDES LIMA VERDE JÚNIOR

DIRETORA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:
KELLY CRISTINA DINIZ PORTO

DIRETOR DE APOSENTADOS:
JOSÉ TELES MONTEIRO

CONSELHO FISCAL:
REGINA GLÁUCIA CAVALCANTE NEPOMUCENO
LAÍS MARIA ROSSAS FREIRE
ROSSANA RAIA DOS SANTOS

CONSELHOFISCAL (SUPLENTE):
GLÁUCIA MARIA GADELHA MONTEIRO
 

AMATRA VII - Todos os direitos reservados

Endereço: Av. Dom Luís, 609 - Sala 404
Bairro: Aldeota - Cidade: Fortaleza/CE CEP: 601690-230